julho 05, 2011

Dicas úteis antes do Embarque

Eae galera, tudo bem?
To na maior correria pra arrumar as últimas coisas, mas resolvi tomar um tempo pro blog que tanto me ajudou nos momentos frustrantes (que foram vários) e dar umas dicas sobre tudo o que me aconteceu.
Então, segue abaixo umas dicas e uns tutoriais pra quem for tirar o visto e outras coisas:



VISTO
Informações que você vai ter que preencher:

Nomes completos e endereços:
- Vão querer isso dos seus pais, da pessoa que vai custear a viagem, dos host, de dois contatos pra referências. Para as referências, talvez peçam o e-mail também.
Documentos:
- CPF, RG, Passaporte, Visto anterior (se houver).
Dados escolares e de trabalho:
- Sua ocupação principal (Estudante ou cargo na empresa)
- Nome do Empregador ou Escola
- Endereço completo e telefones
- Renda (Se aplicável)
- Emprego anterior (Se aplicável)


DIA DA ENTREVISTA

- Leve tudo o que a agência pedir, eles te dão a lista, não preciso escrever aqui...  :P
- NÃO SE ESQUEÇA do comprovante de agendamento, do DS, do comprovante de pagamento do Visto e do comprovante de pagamento da taxa SEVIS.
- Leve tudo o que achar necessário: Declaração de IR, documentos da casa e do carro, holerites, extratos bancários, etc... Talvez eles nem olhem pra isso, mas vi muita gente tendo que mostrar TUDO!
- Levem caneta e papel pra anotar algo. A caneta é fundamental, você vai preencher umas coisas no meio da fila.
- Leve dinheiro. Aproximadamente uns R$100,00. Por via das dúvidas.
- Preste atenção na foto que vai tirar pro visto, o cônsul não aceitou várias fotos porque estavam erradas. Atenção, elas têm o padrão certo.
- Fique calmo, tente não pensar em nada negativo, preste atenção na fila, se alimente bem antes de ir e mostre o tempo todo que quer ficar somente 1 ano e VOLTAR! Sua vida esta aqui, sua família precisa de você, blá, blá, blá, whiskas sachê.
- Eu conheci um casal que esta indo pra L.A à estudo e foi muito bom. Conversamos, trocamos dúvidas, cada um ajudou o outro no que precisava e a gente se distraiu um pouco do nervosismo da entrevista. Se te ajudar, faça amigos na hora...hehehe.. Aliás, um grande abraço pro Rafa e pra Anni, a gente se vê em L.A, hein?

Antes de ir, tive umas aulinhas extras para o dia da entrevista. Então eu e a minha querida amiga e agora teacher, Camila, elaboramos umas perguntas que podem cair na hora da entrevista. Eles podem perguntar em Inglês ou Português. Como eu disse antes, o meu foi extremamente fácl, umas 4 perguntas, sendo uma delas em Inglês, o resto foi sussa, mas... Podem perguntar tudo isso:

PERGUNTAS FREQUENTES:

- O que você vai fazer nos EUA?
- Por que você quer ser um Au Pair?
- O que você faz aqui?
- Onde trabalha?
- A quanto tempo trabalha pra essa empresa?
- Onde estuda?
- O que você estuda?
- Por que você gostaria de voltar para o Brasil?
- Já foi para os EUA antes?
- Onde você vai morar?
- Vai cuidar de quantas crianças?
- Qual a idade e o nome delas?
- Como é o nome dos seus host?
- O que eles fazem?
- Por que você escolheu essa família?
- Por que você escolheu essa cidade?
- O que fazer em caso de emergência com uma das kids? (Gente, essa é pegadinha das bravas...hehehe... Sempre respondam que ser for algo grave tem que ligar pro 911 e em seguida, para os pais).
- O que você quer estudar lá?
- Por que inglês é importante na sua carreira?
- Você já trabalhou antes?
- Quem vai custear sua viagem?
- O que ele(a) faz?
- Onde trabalha?
- O que seus pais fazem?
- Você mora com seus pais?
- O que você pretende fazer quando voltar?
- Você gostaria de fazer uma faculdade nos EUA? (Pegadinha... Você diz: Jura?! Eu posso?! E ele te nega o visto na mesma hora...hehehe... Diz que não, só quer ficar um ano porque sua vida é aqui, tem projetos aqui e boas faculdades aqui...)

Tentem mostrar confiança e saber tudo na ponta da língua. Se você tiver que parar pra pensar o nome das kids, por exemplo, eles podem achar que você esta inventando. Okay?

Ah! Pra quem sai do terminal rodoviário do Tietê pra ir pro Consulado Americano, tem um blog maravilhoso com o tutorial pra chegar lá de metrô. MUITO BEM explicado e com uma sugestão de hotel perto. O blog é esse aqui e o post é esse aqui. Agradecimentos à Giovana, salvou a minha vida! Recomendo o blog dela pra todo mundo!rsrsrs

MALAS:

Mew... Nunca fui muito apegado às roupas então, nessa parte foi fácil
To levando o básico. Camisetas neutras, 3 calças jeans, uns pares de meia, cuecas, 1 tênis, 1 chinelo, 1 casaco mais pesado e 1 suéter, 2 camisetas de manga comprida e uma camisa xadrez (Por que não consigo me desapegar do xadrez).
Fora isso, óculos, óculos de sol, iPod, coisas para higiene pessoal, protetor solar, coisas do treinamento e outros papeis da agência, bloco de anotações com endereços, telefones, coisas úteis.

Dae a divisão foi assim:
Na mala: Roupas, havaianas, meias e cuecas, presentes, cópia do passaporte e passagem e líquidos acima de 100ml.
Na bagagem de mão (Mochila que eu ganhei da C.I): Uma troca de roupa, caso aconteça algo com a mala, todos os documentos, passagens, caderninho de anotação, iPod, escova de dentes e outros produtos pra higiene pessoal (Nada acima de 100ml). Vou levar um casaco na mão, pois o avião é frio.

- Tudo o que for líquido deve ficar num saco pra evitar derramar e sujar todo o resto. Assim como o tênis.
- Ponha etiqueta em TUDO. Na mochila e na mala. Tente deixar sua mala personalizada pra ser reconhecida facilmente na esteira.

PRESENTES:
Meus host já moraram no Brasil e queriam algo que mostrasse o que esta pop hoje no Brasil, porque eles adoram se manter atualizados. To levando:
- CD da Ivete Sangalo, que eu acho show de bola. E é bom pras kids treinarem, pois a Ivete fala em Português, Inglês e Espanhol nas músicas...hehehe (Também vou dar umas coisas do kit da embratur pra eles, Travel Guide, Boné, bróches... etc.).
- Pras kids eu to levando 2 camisas do Brasil, pois os meninos adoram futebol. Coisinhas de pôr no cabelo, uma toquinha de bichinho e o DVD Cocoricó: Cultura Brasileira pra menina.
- Pra LCC vou dar uma caixinha de sabonetes da Amazônia e outras coisas do kit da Embratur (DVD, Travel Guide, bróches, etc...).
- Pro antigo Au Pair eu vou levar uma Pinga e uma caixa de chocolates da Garoto... Ele é que pediu! Ta morrendo de saudades dessas coisas brasileiras!hehehe
- Não vou levar Havaianas pra eles porque eles não usam, o Au Pair já disse.

Bom gente, acho que é isso. Não se esqueçam de anotar tudo, deixar uma cópia de tudo com seus pais (Passagem, itinerário de vôo, endereço do hotel, endereço dos host, telefones...)

Se preparem para a correria com o cancelamento dos cartões, contas bancárias, revistas, internet, TV a Cabo, etc... MUITA BUROCRACIA! Tem também o Visa Travel Money, e alguns dólares em cash pra levar. Você vai precisar de cash pra pagar o supershuttle que te leva pro hotel, taxas de aeroporto, refeição, gorgetas, etc.

Não tirei foto de nada porque estou sem câmera e vou sem câmera pra lá. Tentarei tirar umas fotos quando eu chegar mas não garanto nada. Aliás, quanto tá saindo um iPod touch barato lá? Poderia até comprar um quando chegar, né?
O próximo post é o tão aguardado LAST POST FROM BRAZIL!
Qualquer dúvida, só chamar.
Obrigado pela galera que ainda comenta e desculpa o post IMENSO!

Respostas dos comments:

Vinny: Valew Vinny! To muito feliz e animado, agradeço à você por TUDO o que você disse, todos os conselhos e toda a torcida. Não vou abandonar, garanto.
Heitor: Cara, é difícil. Pra homens tá ficando cada vez mais complicado, mas se você tiver paciência e seguir os conselhos da galera, vai se dar bem. Só não espalha pra ninguém, pra evitar olho gordo, não sai do serviço ou tranca a facul enquanto não estiver com o visto nas mãos!rsrsrs Enfim, continua sua vida aqui, uma hora dá certo. Joga nas mãos de Deus e segue! Boa sorte! Se precisar, só chamar!

See ya!

5 comentários:

  1. Wowwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    O que é supershuttle ??

    Meu, que massa hein!!! Uhuuuuuuuu deve tá super ansioso né? =D
    Voltei na ativa rapaz...vou atualizar meu blog.
    bjuu

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus posts....Vou começar o longo processo para Au Pair semana que vem(que deus me de paciencia)rsrsrs... Já estou totalmente crazy antes de começar, seu e outros bolgs tem me ajudado muito, agradeço a voces demais. Que de tudo certo em sua corajosa aventura pelos EUA, de coração... Se puder me tire uma duvida, eu nunca tive nenhuma experiencia em cuidar de kids antes qual a melhor forma de conseguir uma recomendação e se tem algum perigo em burlar it....(sou brasileiro tbm = corrupto).... Sou Henrique de Minas Gerais...(só pra seber msm).

    Bye

    ResponderExcluir
  3. Oi Eddy,
    Li seu coment no blog das 30 au pairs. Que bom que tudo deu certo pra ti tbm, mesmo tendo que esperar...rsrs.
    Quanto ao iPod touch...bem, o preço do mais barato 8GB é de $229.00, mas é bem lindão...

    Boa sorte pra ti tbm
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Tah chegandooo!!!!!!!!!!!!!!! ahhhhh!


    Eua
    Vegas!!
    uhuu

    ResponderExcluir
  5. Oi... Eu tbm vou ser au pair.. sou da Argentina e adorei ver os seus videos :D

    ResponderExcluir